quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BOMBA: PSDB do Cabo denuncia uso da máquina pública

A Comissão Provisória do PSDB do Cabo de Santo Agostinho protocolou na tarde de ontem um documento junto ao Tribunal Regional Eleitoral acusando o secretário de Governo do Cabo, Luiz Pereira de Lima, e o vice-prefeito da cidade, José Ivaldo Gomes, popularmente conhecido como Vado da Farmácia, de uso da máquina e abuso do poder político. A petição acusa os governistas de utilizarem uma reunião, anunciada como um momento de apresentar “um balanço das ações de 2011 e as projeções para o ano de 2012” para, segundo o texto do documento, “determinar a todos os servidores que unam esforços para se manterem no poder a todo custo”. O evento aconteceu no Centro Administrativo Municipal no dia 8 de fevereiro.

Os oposicionistas conseguiram um áudio do evento, apresentado como prova, e disponibilizado com exclusividade para a Folha de Pernambuco. “Este ano é ano de eleição. Precisamos estar afiados. Ou então a gente esquece, vai pra casa, dorme e deixa e entrega lá a rapadura pro outro e cada um daqui vai pra casa. Depois vai lamentar: ah, se eu soubesse, ah, eu queria ter feito isso”, disse o secretário de Governo em um dos trechos. Em outro trecho, Luiz Pereira continua, exemplificando a atitude que espera dos aliados através de uma história na qual conta a resposta que deu a um companheiro que perguntou se o grupo conseguiria fazer um sucessor: “Eu falei: faz, se você tirar a bunda da cadeira e for pra rua trabalhar. Se você for ajudar. Se você for fazer sua parte. Ai a gente faz”.

A denúncia se baseia no disposto no artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) que impõe uma série de vedações aos agentes públicos, com objetivo de coibir a desigualdade nas eleições. “Esperamos agora que a Justiça se pronuncie e puna os agentes que utilizaram o espaço público da Prefeitura, transformando uma reunião que deveria ser administrativa - e divulgada no site da prefeitura no link http://www. cabo.pe.gov.br/noticias - em um fato com objetivos eleitorais”, disparou o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Cabo, Betinho Gomes, que também preside a Comissão Provisória do PSDB na cidade. “O mais pitoresco nisso tudo é Luiz Pereira dizer que não pode largar a rapadura. Vamos ter o escândalo da rapadura no Cabo de Santo Agostinho”, ironizou o deputado.

O áudio da reunião foi obtido, de acordo com Betinho Gomes, por meio de uma funcionária contratada do Governo Municipal que procurou o PSDB espontaneamente para fazer a denúncia. O deputado afirmou que incialmente prefere preservar a identidade da denunciante. “Com esse material demos entrada na ação por crime eleitoral e improbidade administrativa”, contou o tucano. “No momento não podemos revelar quem é, mas ela - a pessoa que fez a denúncia - se disponibilizou para testemunhar na Justica caso necessário”, garantiu.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Tucano solta o verbo contra projeto rebocar de Lula Cabral


Por Uanderson Melo*


Nada além de uma superficial e mal feita maquiagem. Em vez de se orgulhar do que intitulou de Projeto Rebocar, o governo municipal do Cabo de Santo Agostinho deveria se inspirar no verdadeiro e real Projeto Rebocar, que vem sendo implantado na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, e a maior favela do Brasil.

 
Lá, sim, as casas estão sendo rebocadas e pintadas na sua integralidade como comprovam as imagens, resultando num visual colorido e organizado.
Infelizmente, no Cabo, a situação “é de fazer chorar”(como bem diz a música). O projeto está sendo executado pela metade (quando o é). As casas do Cabo foram parcialmente rebocadas apenas para se criar um falso visual, enganando as pessoas que trafegam pela PE-60 e BR 101.


A verdadeira face das residências contempladas pelo dito “Projeto Rebocar do Cabo” pode ser vista por outro anglo. Por exemplo, por quem passa pelo bairro do Malaquias, o outro lado das casas não tem reboco e sequer é pintado. A verdadeira face da periferia cabense não tem nada de alegre como o governo municipal tenta passar, a realidade é a mesma de sempre: feia e cruel.

* Uanderson Melo é presidente da Juventude do PSDB no Cabo de Santo Agostinho